segunda-feira, 16 de abril de 2012

Renovação - psicóloga Larizza Gaglionone

Olá queridos seguidores da Poá!

Que prazer estar com vocês novamente! Lá vamos nós para mais uma reflexão!
Hoje vamos conversar sobre algo presente em vários momentos de nossas vidas em que mudança e adaptação se mostram necessárias. Sim, hoje vamos falar de renovação.
Então, lhes convido a pensar um pouquinho...
Renovação traz por si só alguns sinônimos que nos fazem entender um pouco do seu significado, são eles: reforma, reestruturação, regeneração, reorganização, revigorar, progredir. Acredito que a maior explicação para o verbo renovar seria “tornar novo”.
E quantas vezes na vida não queremos “dar uma renovada”, mas não sabemos nem por onde começar?
Vejamos então como poderíamos chegar a uma renovação de fato.
Primeiramente acredito na importância da análise, ou melhor, da autoanálise. De si, de sua vida em geral e do aspecto específico dela que tem te causado desconforto. Até porque só podemos aceitar ou tornar novo, modificar e progredir, algo que conhecemos. Por isso é importante se conhecer a ponto de saber o que precisa ser modificado e/ou adaptado.
Todos nós precisamos e necessitamos de constantes adaptações, seja às pessoas, seja aos fatos, às obrigações, aos horários, à rotina. E a partir disso pensar em que e em quem esta renovação e adaptação irão refletir, pois devemos considerar que não vivemos sozinhos no mundo, portanto, tudo que buscamos modificar gera consequências não apenas para nós mesmos, mas para os outros também; e tudo o que se faz na vida tem uma consequência, positiva ou não, para cada um. Coloque na balança!
Após identificarmos o que queremos renovar e quais consequências isso traria à nossa vida e à vida das outras pessoas, o próximo passo seria: “como” renovar? Busque em seu “acervo interno” recursos, potencialidades, capacidades próprias para atingir este objetivo e de fato se revigorar, reestruturar e por fim tornar novo algo em sua vida. Lembrando que nada é impossível a partir do momento que se quer e se faz algo para atingir determinado objetivo.
É importante lembrarmos também que, em cada momento da vida, temos um nível de consciência e que a renovação serve justamente para termos a oportunidade de mudar algo que não estamos satisfeitos, porém sem nos martirizarmos de que poderíamos ter feito diferente alguma situação do passado. Não se culpe por algo não ter dado certo um dia, achando que se fosse hoje faria completamente diferente. Pense. Na vida, fazemos o possível naquele determinado momento para que nosso objetivo seja atingido. Você fez o que pôde e o que seu nível de consciência permitiu. Considere que este foi mais um crescimento e por conta dele você pode pensar de forma diferente hoje e agir conforme esse aprendizado.
Assim, busque a renovação agora e sempre que sentir necessidade, se revigore, busque o novo, se reorganize, mas nunca perca a sua essência, por que isso é o que te faz um ser único no mundo. E se permita tentar novamente, aproveitando as oportunidades e as criando também quando necessário.
Renovar não significa necessariamente trocar ou deixar para trás aspectos da sua vida, mas enxergar e fazer deles um algo novo, melhor, e nunca desistir de fazer de cada situação da sua vida uma oportunidade para crescer, ir além, buscando sempre esse aprendizado e assim, se permitir, a cada dia, ser mais feliz!
Quer compartilhar algo comigo? Quer tirar dúvidas, sugerir temas, trocar ideias e opiniões? Mande-me um e-mail. Será um prazer mantermos mais este contato.

Um beijo e um abraço.
Larizza Gaglionone
CRP 08/16050

Psicóloga Clínica, Escolar/Educacional,
Terapeuta Floral, Radiestesista Clínica e Terapeuta de Ambientes (Feng Shui).
Palestras e Workshops - “Mulheres Incríveis, Mulheres Possíveis” – O despertar do poder feminino (www.facebook.com/mulherespossiveis)