segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Segunda Semana de Moda de Curitiba - Entrevista com Kauan Von Novack

A dois dias do inicio da segunda edição da Semana de Moda de Curitiba (http://www.curitibalabmoda.com.br/smcwb02/, a Poá, moda e consultoria entrevistou o estudante do segundo ano  de Design de moda da Universidade Positivo, Kauan Von Novack. Curitibano, nascido em 1991, ele se destaca no cenário da moda pelos seus projetos de cunho social e estará presente na Semana de Moda de Curitiba apresentando seu trabalho em dois desfiles.

Acompanhe abaixo a entrevista completa:

Poá -  Qual foi o seu primeiro contato com a moda e quando se interessou de verdade por ela?
Kauan Von Novack - Meu primeiro contato com a moda foi quando morei na Holanda, ainda adolescente, onde vi a profusão de cores nos novos estilistas e dos antigos herdeiros do desconstrutivismo. Trabalhei com vários deles como hobby e isso me despertou para ver a arte e a beleza na moda.

Poá - Qual a importância, no seu ponto de vista, do Design inclusivo para a sociedade?
Kauan Von Novack - A moda, como mecanismo de elevação do espírito estético, é essencial ser canalizado para atingir públicos que não têm acesso à alta-estima que a moda propicia. Não só o estudo ergonômico próprio para os deficientes ser importante para o estudo do design, mas a adequação das roupas para qualquer pessoa, ter um produto transicional, que seja bem pensado especificamente mas que possa ser usado por qualquer pessoa, sendo assim, realmente inclusivo.


Poá - A moda que alerta foi o seu primeiro projeto inclusivo? Gostaríamos de saber um pouco mais sobre o núcleo e o projeto, como iniciou, quem são os mentores da idéia, quais são os objetivos de vocês?
Kauan Von Novack - Sim, a moda que alerta foi um projeto conceitual de alerta para a prevenção contra a AIDS. O vestido que criei está hoje na galeria da Visual Aids, em Nova York.
O Nucleo de Moda Inclusiva vem de uma iniciativa minha, refletido depois de estudar alguns trabalhos visando a inclusão dos deficientes físicos no mercado de moda, como um público que deseja, quer, e compra. Fiz em parceria com outros estilistas uma micro-coleção e alguns meses depois apresentei como proposta para a Universidade Positivo de Design a criação desse Núcleo. Foi aceita e hoje eu coordeno um grupo de alunos e estamos produzindo 5 looks para a Semana de Moda de Curitiba.


Poá - Quais são seus objetivos para o futuro?
Kauan Von Novack - Eu tenho minha marca própria de moda, a Kah Von Novack, que desfila na Semana de Moda de Curitiba também no dia 5 de novembro. Tento trazer outra perspectiva, outra experiência para quem vê e para quem reflete sobre a moda, tanto na minha coleção própria quanto no trabalho de design social com o núcleo de moda inclusiva.

Poá - Como surgiu a oportunidade de participar da Semana de Moda de Curitiba e do Paraná Business Collection?
Kauan Von Novack - O Paraná Business eu participei por intermédio da Universidade Positivo, já a Semana de Moda é uma iniciativa que me atraiu desde o início por ter essa veia de originalidade e incentivo à novidade. Fiz a cobertura da primeira edição da semana e nessa segunda entro com dois projetos, do núcleo e da minha marca própria.

Poá - Como estão os preparativos para os desfiles da Semana de moda de Curitiba? Você poderia falar um pouco sobre  o que vai apresentar na passarela?
Kauan Von Novack - Na passarela do núcleo teremos deficientes atores que mostrarão as roupas de maneira performática.
Já na minha coleção própria o conceito é ‘A Rainha da Noite’, uma alegoria à realeza urbana.



Poá - Como funciona seu processo criativo?
Kauan Von Novack - Trabalho com o desconstrutivismo, gosto de buscar um fascínio ou uma ideia e desconstruir seu significado, buscando algo novo dos elementos estéticos separados na pesquisa. Procuro uma nova originalidade e significado a partir disso.

Poá - Quem são os estilistas e designers que você tem como referência?
Kauan Von Novack - Tenho como grande referencia a Rei Kawakubo, com a transformação estética que ela propõe. Gosto da ousadia do Viktor&Rolf e do Jean Paul Gaultier. Schiaparelli e sua visão artística da moda também me inspiram, assim como a estrutura intelectual da conceitualização do Jum Nakao.

Poá - Vimos sobre a resenha que você escreveu para o jornal Curitiba In English e gostaríamos de saber um pouco mais sobre o que você acha da moda Curitibana.
Kauan Von Novack - Curitiba tem um grande potencial, um público bem desenhado e um cenário estável. Porém, o mercado de moda ainda é relativamente novo e ainda muito morno. Faltam iniciativas que coloquem fogo nesse cenário, mas está mudando, ainda bem.

Poá - Qual a sua opinião a respeito de consultoria de imagem?
Kauan Von Novack - Creio que consultoria de imagem seja o mais essencial. A criação de moda por si só não consegue suprir as necessidades do público consumidor, então a consultoria é de total importância para coordenar as idéias de forma que sejam coerentes e dêem motivo à verdadeira razão e objetivo do consumidor. 


Kauan, muito obrigada pela entrevista, a Poá estará acompanhando os desfiles e te deseja toda a sorte do mundo, que você continue sempre com esse trabalho maravilhoso.


Meninas, segue a programação dos desfiles da passarela 01 da Semana de Moda de Curitiba:


3 a 6 de novembro, Mezanino
É um espaço emblemático dentro da Semana de Moda.
Localizado no mezanino do Memorial de Curitiba, é a passarela onde serão mostradas as coleções dos principais criadores da cidade.
O acesso a esta sala de desfile é somente mediante a ingresso, que deve ser adquirido diretamente com as marcas participantes.
Day 1 – 3.nov – quinta
19h00 – Cocch
20h00 – Maribella
20h45 – Irmãs Green
21h30 – Rennan Negrão
Day 2 – 4.nov – sexta
18h00 – Centro Europeu
18h30 – Soraya da Piedade
20h00 – Chocolateria
20h45 – Sigmund
21h30 – Canalli
Day 3 – 5.nov – sábado
18h00 – Garota Chic
19h00 – Rúbia Dallarmi
20h00 – Renata Luciana
20h45 – Essência Urbana
21h30 – Kah Von Novack
Day 4 – 6.nov – domingo
18h00 – Velvet.Underwear
19h00 – Lume Hair
20h00 – Nowhere
20h45 – Miha
21h30 – NovoLouvre
Beijos, beijos...Poá, moda e consultoria.